Anchieta

IMG_1733

Tarde de sábado a passear pela Anchieta com o rapaz pequeno. Ele percorre as caixas cheias de bandas desenhadas, eu espreito as edições com belas capas, hoje as de Câmara Leme para os livros de Almeida Faria, editados pela Portugália. Passeio pelas bancas bem recheadas, descubro datas de edições que gosto, colecções, livros que não conheço, muitas vezes apenas pelo prazer de os ver “ao vivo”.
Quando ele me faz companhia nestas andanças, confesso que sinto algum orgulho pela maneira como mexe nos livros, sabe-me bem vê-lo pegar nas edições que estão arrumadas de lombada para ver/ler as capas com curiosidade e acho graça ele gostar das edições mais antigas, encadernadas com tecido, pára sempre para lhes pegar e ver o seu interior, hoje, esteve que tempos a espreitar uma série de livros do Camilo editados pela Parceria, todos forrados a vermelho. De vez em quando mete-me em sarilhos, descobre uns livros do Vilhena e vejo-o de olhos “arregalados” para as senhoras de peito avantajado, enfim faz parte.

Ainda, a feliz coincidência de dois dias depois de ter começado a ler “Viagem ao Fim da Noite” de Céline, dar de caras com “Biribi” de Georges Darien a um preço irresistível. Faz-me sentido ler os dois livros de seguida.

“Biribi” de Georges Darien, &etc., tradução de Aníbal Fernandes, capa e “hors-texte” de Carlos Ferreiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s