Hans Christian Andersen

IMG_1813

A bela guarda da sobrecapa revela Hans Christian Andersen “with his the back to the public” e sugere-nos de imediato, o lado mais desconhecido do autor: os desenhos, os recortes de papel, as colagens – narrativas visuais e cenários fabulosos que descobri há alguns anos atrás, quando comecei a desenhar com papel, tesoura e cola. Na altura, o site de Odense Bys Museer foi o ponto de partida para várias pesquisas, mas nunca procurei nenhum livro. Hoje, num alfarrabista que começa a ganhar o estatuto de preferido, encontrei este “Hans Christian Andersen as an Artist”* de Kjeld Heldoft que me encheu as medidas. Para além de ser um livro muito bem feito em todos os seus aspectos, encontro nele uma série de colagens fabulosas que desconhecia, nas quais H.C.Andersen utiliza os seus habituais recortes de papel monocromáticos, misturando-os com recortes de publicações impressas (jornais, folhetos) e também desenhos, numa espécie de antevisão das fotomontagens que tanto me fascinam.

Só por este livro tinha ganho o dia, mas houve mais que ficará para outra altura. Por agora, dedico-me a ler o excelente texto de Kjeld Heldoft.

*”Hans Christian Andersen as an Artist” de Kjeld Heldoft, editado por The Royal Danish Ministry of Foreign Affairs, Copenhaga, 1977.

IMG_1815

IMG_1820

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s