Fatras

IMG_2833

“La poésie peut naître des images aussi bien que des mots, surtout chez un Prévert qui, d’abord homme de cinéma, a un sens très aigu de l’image et de ses pouvoirs de suggestion. C’est la confrontation de ces deus moyens d’expression que propose FATRAS, où quelques-uns de “collages” auxquels s’applique depuis longtemps Jacques Prévert ont été reproduits comme pour prolonger sur le plan visuel les thèmes essentiels de son ouvre poétique. (…)”*

Este “Fatras” foi sem dúvida um dos melhores achados dos últimos tempos, no sítio do costume. Tornou-se desde que o encontrei numa espécie de livro-tentação, espreito-o vezes sem conta, leio as imagens, leio os textos/poemas, leio-o aos bocados, embrenhada em outros livros, porque não lhe resisto, sabendo que um destes dias o quero ler de uma ponta à outra, sem pausas nem interrupções.

É também um livro importante no contexto do projecto LNJ que me absorve os dias, o que prova que às vezes os livros vêm ao nosso encontro.

Nota: hoje, uma descoberta muito bem vinda que ficará para mais tarde, quando na realidade a descobrir,  por agora aguardo os livros.

“Fatras” de Jacques Prévert avec 57 images composées par l’auteur, Folio 1972.  * excerto da introdução de R.B. 

IMG_2839

IMG_2836

IMG_2841

IMG_2834

IMG_2840

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s