entusiasmo

IMG_3318

Ou o dia ganho por um livro:

“Escritos e Reflexões sobre Arte” de Henri Matisse, do qual conhecia alguns textos que li na época da faculdade e que hoje, em boa hora, me veio parar às mãos. A edição é da Ulisseia e a exclamação é a habitual: belos livros editou esta casa!

Os agradecimentos pelo encontro (também pela possibilidade) vão para um dos destinatários do costume – o meu colega Carlos, que me surpreende com estes achados e depois vende-mos a preços muito simpáticos. E sim, os livreiros também descobrem e compram livros uns para os outros.

“É agradável ver um bom poeta transportar a imaginação de um artista de outro género e permitir-lhe criar o seu próprio equivalente da poesia. O artista plástico, para tirar melhor partido dos seus dons, deve procurar não aderir de uma maneira demasiado servil ao texto. Pelo contrário, deve trabalhar livremente, enriquecendo-se a sua própria sensibilidade ao contacto com o poeta que se prepara para ilustrar. Ao chegar ao fim desta ilustração das poesias de Mallarmé gostaria de declarar simplesmente: Eis o trabalho que fiz depois de ter lido Mallarmé com prazer.”

em “Escritos e Reflexões sobre Arte” de Henri Matisse, Ulisseia 1972 (?)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s