.

Há 27 sete anos atrás a minha mãe chamou-me a mim e à minha irmã para corremos para a sala porque algo muito importante estava a acontecer: o Muro de Berlim estava a ser derrubado. Foi a primeira vez que vi (acontecia na televisão, em directo) um homem, uma mulher, correrem para a liberdade. Um homem e uma mulher presos já tinha visto, em fotografias e em filmes: os campos de concentração na Polónia, na Alemanha, as prisões americanas, na África do sul o apartheid, mas a serem livres, não, não assim, a correrem para a liberdade, a festejarem a liberdade, nunca esqueci aquelas caras, deveria dizer que nunca esqueci aquela emoção.

Ontem, 27 anos depois acordei o rapaz pequeno para lhe dizer, o que nunca imaginei dizer. Ele que se deitou nervoso, sempre a ver as notícias no Sky News, eu a tranquilizá-lo, não vai acontecer, ele que me pediu para o acordar mal soubesse o resultado das eleições, eu que já sabia, e que só conseguia pensar na fotografia de Stefen Zweig e Lotte deitados, mortos na cama e pensava que eles não podiam imaginar isto, tudo devagarinho a acontecer outra vez.

Não sabia como te dizer, e disse, não sei como o dizer a mim própria e digo. Abriram a caixa de Pandora e apesar de te conseguir explicar como chegámos aqui rapaz pequeno, não consigo dizer-to porque tenho vergonha e tristeza. O “mundo” parecia estar a tornar-se um lugar melhor quando cresci e agora que tu cresces (já não devia chamar-te rapaz pequeno, és do meu tamanho) está a tornar-se um lugar assustador, injusto, de ódio.

Continuaremos a pensar pelas nossas próprias cabeças, continuarei a ensinar-te isso, continuarei a lembrar-me e lembrar-te daqueles homens e mulheres que festejavam a liberdade.

Mezzanine_075.jpg

Leave a Reply

